Como vencer um debate tendo razão

Ficha Técnica

Autor: Henry Bugalho 
Gênero: Não-Ficção
Série: livro único
Nº de Páginas: 160
Editora: ‎ Planeta de livros
Edição: 1ª edição (Ago/2022)
Acabamento: Brochura


Sinopse

Em um mundo repleto de informações, opiniões e discussões acaloradas, está cada vez mais difícil participar de debates minimamente saudáveis, sobretudo nas redes sociais. Repetidamente, nos vemos embrenhados em batalhas verbais, empunhando palavras afiadas e ofensas em que um lado sai vencedor – e o outro, destruído.

Mas a verdade é que, para além do conforto que um simples diálogo pode proporcionar, um debate saudável e racional é capaz de trazer uma vasta troca de ideias, novos conhecimentos e – por que não? – até mudança de opinião.

É por isso que, neste livro, Henry Bugalho resgata a tradição da filosofia ocidental, baseada no pensamento racional e crítico, para mostrar como identificar argumentações falhas, falácias lógicas, informações incorretas e agentes maliciosos. E também oferece um guia prático de como conceber um argumento bem elaborado, com clareza, persuasão e, acima de tudo, ética para que você possa vencer um debate no qual tenha, sim, razão.

O debate não é como um esporte competitivo, no qual você tem um claro vencedor, que é coroado como os louros da conquista. Num debate, se a vitória não for de todos, é porque todos, incluindo o próprio ato de debater, acabam perdendo.

como vencer um debate tendo razão, página 22

Resenha

A todo momento, nós debatemos. Seja no ambiente de trabalho, numa mesa de bar ou nas redes sociais, pontos de vista diferentes são postos em confronto.

Opiniões são colocadas e discussões acaloradas ocorrem e, repetidamente, participamos de forma direta ou somos testemunhas de batalhas verbais que cada vez mais parecem existir para que haja um vencedor e não uma construção baseada em diálogo.

Eu acompanho o trabalho de Henry Bugalho através do seu canal no YouTube e essa não foi a primeira obra que li do autor, mas me interessei imediatamente quando vi que estava disponível para solicitação através da parceria com a @planetadelivrosbrasil, pois já tinha visto o autor falar da publicação em um de seus vídeos.

Debater, sem ter a intenção de “aniquilar” o adversário é um conceito que parece perdido no tempo e a ideia de valer tudo para vencer um debate impregnou o consciente coletivo de um jeito que atualmente é muito difícil vermos realmente um debate propositivo.

Henry aborda ética no debate e falácias lógicas de forma bastante pedagógica e buscando sua base teórica na filosofia. Também trata do debate real e de como como existe uma hierarquia de argumentos.

Não digo que é um livro fácil de ler, mesmo que curto. Primeiro que penso que ao menos um pouco de base teórica leitor deve ter, e também é necessário processar as orientações oferecidas pelo autor.

Em resumo, é um livro menos prático e mais filosófico. Mas consegui lê-lo inteiro ouvindo a voz de Henry, como se fosse um de seus vídeos no YouTube.

Recomendo a leitura, pois creio que trazer de volta a cultura de um debate construtivo, propositivo, e insistir no formato que prioriza destruir o “adversário”, é importantíssimo para que possamos avançar como sociedade.


O Autor

Henry Bugalho é curitibano, formado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Literatura e História e fellow da Royal Society of Arts. Com um estilo de vida nômade, já morou em Nova York, Buenos Aires, Perúgia, Madrid, Lisboa, Manchester e Alicante. Por dois anos, viajou com sua família e cachorrinha pela Europa, morando cada mês numa cidade diferente. Autor de romances, contos, novelas, guias de viagem e do livro Minha especialidade é matar. Desde 2015, apresenta um canal no YouTube, no qual fala de filosofia, literatura, política e assuntos contemporâneos.

Já leu o livro? O que achou? Me conta aí nos comentários!

Comprando através do link, você ajuda na manutenção do Blog, do Instagram e do Canal na Twitch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *